Decisão da Justiça obriga construção de nova unidade prisional na Paraíba


Ministério Público da Paraíba (MPPB)A Justiça julgou procedente uma ação civil pública da Promotoria de Justiça de Mamanguape, para obrigar o governo do Estado a incluir na previsão orçamentária a despesa necessária para a construção de uma nova unidade prisional em Mamanguape, município do Litoral Norte paraibano, a 60 km de João Pessoa. A decisão também aplica multa de R$ 2 milhões ao Estado, valor que será revertido para o Fundo Penitenciário Nacional.

Segundo o Ministério Público da Paraíba (MPPB), a ação contra o Estado foi ajuizada em julho de 2013 visando acolher os presos provisórios da Comarca de Mamanguape, já que a Cadeia Pública local funciona atualmente em um prédio considerado histórico e sem capacidade para abrigar os mais de 100 presos.

De acordo com a promotora Juliana Salmito, no âmbito administrativo, foram juntados documentos advindos da Vigilância Sanitária e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de relatórios técnicos da Corregedoria do MPPB e do Conselho Nacional do Ministério Público, dando base a decisão contra o Estado.

Redação com Portal Correio

Nenhum comentário

Imagens de tema por merrymoonmary. Tecnologia do Blogger.